quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nasa descobre primeiro planeta rochoso fora do sistema solar!

     Descobertas realizadas fora do Sistema Solar já tinham dado conta da existência de exoplanetas gasosos, porém nunca antes de rochosos.
Fig.1 - Kepler-10b
     O primeiro planeta rochoso fora do sistema solar foi descoberto recentemente pela NASA através da sonda espacial Kepler.
     Conhecido como “Kepler-10b”, este exoplaneta é, aproximadamente, do tamanho da Terra e a sua órbita é realizada em volta de uma estrela cuja distância o impede de ser habitado por seres humanos.
     “A descoberta do Kepler 10-b é uma etapa importante na procura de planetas irmãos da Terra”, afirmou, Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler, da NASA.
     Anteriormente, astrónomos norte-americanos anunciaram a descoberta de um exoplaneta provavelmente rochoso e potencialmente habitável, uma vez que estava a uma distância da sua estrela que lhe permitia manter temperaturas em que era possível ter água em estado líquido.
     Descoberta essa que não foi confirmada, pelos cientistas que os substituíram nesse estudo, devido a ter sido detectado um erro na análise dos dados dos cientistas anteriores.
     A descoberta do Kepler-10b foi apresentada na conferência anual da American Astronomical Society, reunida em Seattle, no estado de Washington.



(Cláudia)

Sem comentários:

Enviar um comentário