quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Deco detecta químicos nefastos para a saúde em cinco pijamas de criança

  A DECO (associação portuguesa para a defesa dos consumidores) testou 15 pijamas estampados para crianças, dos quais 5 revelaram conter químicos que podem causar alergias e irritações na pele. Um deles continha também formaldeído, um químico potencialmente cancerígeno. Um problema que esta associação acredita só poder ser combatido com a implantação de novas leis.
    Nos pijamas sujeitos a testes analisaram-se cinco grupos de substâncias perigosas, que, uma vez acumuladas no organismo, podem causar problemas de saúde a longo prazo. Substâncias como corantes, formaldeído, ftalatos, benzeno e metais pesados.
     Os ftalatos, usados na produção de plásticos maleáveis, podem servir de base para imprimir imagens nas peças de vestuário. O formaldeído, usado para evitar o amarrotar dos tecidos ou o desenvolvimento de fungos, é considerado pela DECO um químico que "pode ser muito perigoso" sobretudo para as crianças.
     A DECO alerta os consumidores para a importância de lavar a roupa antes de a vestir pela primeira vez, para libertar a pele de uma boa parte das substâncias químicas.

Cláudia Pratas

Sem comentários:

Enviar um comentário