sábado, 22 de janeiro de 2011

Descoberta de um novo material condutor mais barato, maleável e ecológico

   Mais uma vez, químicos portugueses fizeram uma grande descoberta, trata-se de um novo material, a que chamaram “gelatina iónica”, que permite desenvolver dispositivos electrónicos mais baratos e mais amigos do ambiente.

Este material, transparente e maleável, foi produzido a partir da dissolução de gelatina num líquido iónico, uma solução constituída por iões com cargas negativas e positivas.
   Os químicos responsáveis por esta descoberta, sabiam que líquidos iónicos permitiam imobilizar enzimas num ambiente físico. Sabendo que o liquido continha iões podia ser condutor, não só de iões como também de electrões.
   Dissolveram a gelatina nesse liquido iónico e averiguaram que esta se gelificava e mantinha-se estável no estado sólido, mesmo sob a presença de calor.
   Este material, em comparação com outros condutores, não só era tão condutor como os restantes, como ainda era mais barato, mais leve, mais fácil de trabalhar e mais ecológico, por ser biodegradável.
   Devido ao facto de poder assumir diversas formas, a sua aplicação pode ser feita tanto em pilhas como em células de combustível e células fotovoltaicas de nova geração. A sua aplicação nas pilhas pode ser como electrólito e como eléctrodo, e permite ainda construir uma pilha em qualquer superfície.



Cláudia Pratas

Sem comentários:

Enviar um comentário